top of page

Documentário é sucesso de público em Belém


A coordenadora do projeto Sâmia Batista, a diretora Fernanda Martins e Juliano Ferreira, representante do Rumos Itaú Cultural. Foto: Nailana Thiely


Depois de passar pelos municípios marajoaras onde foram feitas as filmagens, o documentário "Marajó das Letras", dirigido pela designer Fernanda Martins, foi exibido sábado (22) e terça(25) no auditório do Sesc Boulevard, em Belém. O colorido das embarcações e paisagens do arquipélago encantaram os espectadores, que assistiram atentos os depoimentos dos abridores de letras. "O Marajó dos campos e das florestas têm diferenças que tornam cada região única. A cultura popular tradicional oral usa letras para marcar a identidade das embarcações, revelando a estética do modo de vida local", contou o professor Argenor Sarraf.


Foto: Nailana Thiely


As diferenças entre as técnicas de pincel e pistola, entre as rápidas rabetas e as grandes embarcações, influências da cultura ribeirinha, do tecnobrega, do carimbó, de inovações tecnológicas, das novas e antigas gerações foram abordadas no documentário. "Logotipos das aparelhagens foram para embarcações de forma marcante", explicou o ambientalista João Meirelles, que se dedica à pesquisas sobre o Marajó.


O documentário expôs ainda murais de paisagens feitos pelos abridores de letras, deixados pela equipe do projeto como um presente para cada município mapeado. Como mensagem, o ensinamento de técnicas de abertura de letras para crianças tratou da importância de repassar esse conhecimento para novas gerações. "A cultura vai mudar para melhor, se eles forem protagonistas. Pintar barco é um traço cultural", contou João.


Ao final da exibição, o abridor Miro presenteou a equipe com um quadro de paisagem com uma embarcação escrita "Letras que Flutuam". Toda equipe, especialmente a diretora Fernanda Martins, ficou emocionada com o resultado do trabalho.


Foto: Úrsula Baía.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page